terça-feira, 24 de abril de 2012

A História do teclado



:: História do teclado ::

Diversos dispositivos que imprimiam dados alfanuméricos eram usados no começo do século vinte. Fitas de papeis perfurados foram testados usando o telégrafo antes de 1881. O código Morse sonoro foi usado até meados de 1917 quando os circuitos principais, especialmente aqueles que usavam cabos como a API e a UPI foram convertidos para usar impressoras mecânicas. Sistemas de cartões perfurados, que eram usados a muitos anos para controlar máquinas de confeccionar, além disso começaram a criar empregos para as pessoas que guardavam os dados com as máquinas de tabulação.
Telegráfo No século vinte a máquina de teletipo se uniu com a máquina de escrever, onde resultou em um nova forma de comunicação telegrafica, em 1930. Inicialmente essas máquinas imprimiam em uma fita de papel estreita, mas no final dos anos 30 papeis maiores poderiam ser usados. A tecnologia de cartões perfurados criada em 1881 ajudou a criar a guardar mensagens e depois poderiam ler de novo com um leitor mecânico.

Sistemas de cartões perfurados similares foram ligados a máquinas de escrever como teclados, isso facilitava a entrada de dados numéricos. Desta maneira o sistema de cartão perfurado, junto com as perfuradoras, eram a base das máquinas de calcular que a IBM estava vendendo a mais de um milhão de unidades em 1931. Deste modo o que predominou na segunda guerra foram essas tecnologias.
A segunda grande guerra ajudou na criação de computadores para quebrar códigos de mensagens crptografadas de guerra fazendo cálculos realmente rápidos para sua época. Mesmo antes da guerra algumas companhias como a Bell Laboratories começavam a trabalhar com computadores. Em setembro de 1940 G.R. Stibitiz demonstrou o MODEL 1 que utilizava uma entrada de teclado do teletipo. Essa demonstração foi única porque foi feita através de linhas telefônicas, algo que não seria repetido por mais de uma década.
Clique para Maximizar
O famoso
ENIAC
Entretanto o próximo marco milionário foi o desenvolvimento do computador ENIAC em 1946. Esse computador utilizava um leitor de cartão perfurado que era lido pelo ENIAC. Essa máquina foi seguida pelo BINAC em 1948 que utilizava um teclado de máquina de escrever que escrevia dados diretamente nas fitas magnéticas. A fita era lida pelo ENIAC e os cálculos eram feitos e depois os dados saiam em uma máquina de escrever eletromecânica. Esses modos de operação eram conhecidos como modo de grupo, onde as coisas eram feitas uma de cada vez.
Os anos 50 viram o começo da comercialização do computador. Computadores como o UNIVAC tinham um teclado que era usado para controlar o console, mas antes eles eram apenas para calcular números de maneira mais fácil.
A entrada de dados era completa via modo de grupo, predominantemente com o uso dos cartões perfurados. A saída de dados era feita via linhas de impressão como uso da máquina de escrever para maior rapidez. O desenvolvimento comercial das máquinas de escrever eletromecânicas semelhante a IBM Selectric, contribuiu para a comercialização desses main frames que eram bem mais “fáceis” de se mexer do que os computadores antigos como o ENIAC. Esse foi um fator que fez a diferença para a comercialização dos main frames.


:: Surgimento do VDT ::

Mais tarde o modo de grupo foi comercializado pelas as universidades como a MIT que começou a experimentar sistema multi usuários, conhecido como a era de compartilhar sistemas, onde cada usuário poderia compartilhar simultaneamente recursos de seus terminais de teletipo. O experimentos antecederam esses começaram no final dos anos 50. Em 1964, a MIT, Bell Laboratories e a General Eletric desenvolveram um tipo de sistema compartilhado chamado de MULTICS. O desenvolvimento dos sistemas compartilhados criaram uma nova necessidade de se fazer uma interface melhor do que a atrapalhada interface do velho teletipo. Com isso a desenvolvimento de vídeo terminais ( VDT de vídeo display terminals)aumentaram cada vez mais no final dos anos 60. O VDT juntou a capacidade das máquinas de escrever com de se escrever na tela de uma tv, esses foram os primeiros teclados sem ter que usar a imprissão em algum papel, eles apareciam direto na tela, e assim fazendo o trabalho muito mais rápido.
Mais tarde em 1967 Control Data e Sanders estavam produzindo VDT’s. Harris estava vendendo eles em 1969,e a Hewlett Packard (HP) em 1972. Com o desenvolvimento do VDT usado em cooperação com o compartilhamento entre computadores respresentou uma grande mudança para a utilização do teclado como um dispositivo de entrada. Antes do advento do VDT, os teclados usados para acessar teletipos. Essas máquinas tinham a inerente limitação de velocidade por causa do mecanismo eletromecânico. O VDT não tinha nenhuma limitação quanto a isso. Os interruptores ligados nas teclas mandavam impulsos elétricos diretamente para os computadores, onde não havia envolvimento mecânico que era sinônimo de lentidão. A única limitação do VDT era a velocidade com que ela era escrita na tela, que no começo era relativamente lenta para a capacidade humana de digitar. Mas isso tudo mudará com a revolução do computador pessoal.

Quase que simultaneamente com a comercialização do sistema de multi usuário no fim dos anos 60 foi introduzido os minicomputadores pela companhias como a Data General, Prime Computer, Hewlett Packard e outras. Esses computadores eram pequenos e geralmente utilizavam o console de máquina de escrever. Eles se tornaram mais populares durante os anos 70, onde a interface de máquina de escrever foi abandonada a favor da tecnologia VDT para essas pequenas máquinas.

Os anos 70 viram a rápida expansão do main frame e do sistema de compartilhamento nas universidades e companhias privadas. Esses sistemas eram utilizados via modo de grupo para main frames, ou por VDT para sistemas de compartilhamento. No final dos 70 e começo dos 80 de qualquer modo o uso de cartões perfurados parou quando a IBM, com o sucesso no comercio dos main frames, trocou todas as antigas máquinas por main frames. Foi ai que o VDT alcançou o paradigma do domínio da interface dos computadores.

No final dos anos 70 o uso dos computadores expandiu significantemente porém ainda continuava sendo as universidades e grandes empresas que gastavam com essas máquinas pesadas. A expansão dos mini computadores contudo foi graças a um certo hobby que alguns universitários tinham de fazer computadores por eles mesmo. Assim muitos computadores vieram dessa época onde era “fácil” montar computadores caseiros Clique para Maximizar

:: QWERTY ::

A rápida expansão dos computadores não ajudou na prevenção das doenças que os teclados causariam nas pessoas por movimento repetitivo. Quando em 1984 a IBM lançou o PC/AT ele bem popular e qualquer pessoa conseguia digitar nele, o grande problema foi esse, quase que uma epidemia de pessoas com problemas nos braços por movimentos repetitivos
QWERTY Uma emissão que ainda não havia sido mencionada era o layout do teclado. A industria de layout de teclados padrões possuía um monopólio virtual nos computadores. O QWERTY(olhe no seu teclado e veja essas teclas), é diferente de quando foi criado o teclado em 1880, o de antigamente era para se usar apenas com dois dedos e esse novo design é feito para se usar os dez dedos. E com isso os problemas de movimentos repetitivos pioraram drasticamente.
Outros layouts de teclado existiram. O mais notável foi um que se chamava Dvorak, esse nome veio de seu inventor o August Dvorak que era pesquisador ergonomista na universidade de Washigton. Em 1936 ele analizou a língua inglesa e viu quais eram as letras mais usadas mais freqüentemente.
Layout de Dvorak
Então ele reorganizou as teclas no teclado na caixa alta deixando as mais usadas em cima, e em baixo ele colocava as letras mais usadas depois das de cima e por ai vai. Infelizmente esse layout não pegou, tudo porque ele era menos eficiente que o outro. O layout QWERTY se tornou de fato o padrão, e ele é o mesmo que se usava a um século atrás, isto porque os fabricantes não queriam que os que já sabiam digitar nas máquinas de escrever tivessem que reaprender a digitar.

Com essa ascensão do teclado no uso com o VDT surgiram outros dispositivos que ajudariam muito os usuários de computador. Os dispositivos de ponteiros(dispositivos que selecionasse alguma localização no VDT), o famoso mouse, inventado em 1968 por Douglas Engelbart. O mouse não foi o primeiro dispositivo de ponteiro inventado. Canetas óticas, que usavam um censor de luz para mandar sinais para o computador e mover o ponteiro.

Clique para maximizar Com a introdução do Macintosh no meio dos anos 80 pela Apple, começou a fazer computadores já terem o mouse como padrão quando adquiridos. O Macintosh foi o primeiro computador feito em grande escala com recursos gráficos usando o mouse..Antes do Macintosh os PC IBM usavam linhas de instrução para executar comandos, com o surgimento do Macintosh o usuário não precisaria mais decorar linhas de comando para executar os programas, e isto prova que não foi o Windows o primeiro sistema operacional que usava ponteiros.

E o tempo passou, e ainda temos QWERTY como o padrão de teclados no mundo. Mas no futuro os computadores não terão mais teclado, será por reconhecimento de voz, e tudo que se fala será “digitado” na tela. Enquanto esse tempo não chega teremos os problemas de movimentos repetitivos por uso dos teclados QWERTY.


http://www.museudocomputador.com.br/enciteclado.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário