quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nascimento do computador.



Como todo trabalho repetitivo e monótono reflete-se num sofrimento terrível paro ohomem se ele o executa constantemente, e conseqüentemente isso acaba gerando erros e é muito demorado, foi-se então, desenvolvidas as maquinas, que realizavam trabalhos repetitivos mais rapidamente. 

As primeiras maquinas de calcular apareceram por volta do ano 1500, (a primeira que se tem noticia foi uma tabela de multiplicação desenvolvida por John Napier). Em 1642 Blaiser Pascal construiu uma maquina que utilizava rodas dentadas para realizar operações básicas de cálculos (esta maquina recebeu o nome de Pascaline). Em 1833 foi-se criada a inovadora "calculadora diferencial" que usava cartões perfurados que davam instruções à calculadora de como trabalhar com os dados (números), até que em 1880 Hermann Hollerith, utilizando os mesmos processos dos cartões perfurados criou uma maquina que processava os dados do senso populacional dos Estados Unidos, esta maquina organizava dados como idade, sexo, religião, data de nascimento e cor de pele. Anos depois, mais precisamente em 1890, Hollerith diminuiu o tempo de processamento de sua maquina e começou a vender seus serviços de processamento de dados, dando inicio então à Internacional Business Machine a tão conhecida IBM. 

O primeiro computador (chamado de ENIAC) possuía dezoito mil válvulas que deixavam ou não a corrente circular, realizava quinhentas multiplicações por segundo. Logo apos as válvulas vieram transistores que eram muito menores e mais seguros, hoje temos circuitos integrados que possuem em uma única pastilha de silício milhões de transistores que diminuem bastante o consumo de energia e tornam as operações muito mais rápidas. 


O Primeiro ...

O primeiro computador a chegar no Brasil foi o UNIVAC 1105, terminado em 1951 e adquirido pelo IBGE em 1961. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário